terça-feira, 28 de dezembro de 2010

meus interiores

saúde!

chovia forte e ela observou as mariposas de corpos gordos e gosmentos, aquelas que só saem no muito escuro das noites, atraídas pela luz do poste, pululando entre fios de alta tensão e voando tontas até cair no chão. fotografou. viu o resultado e achou a geometria bonita, na foto, ao vivo não achou não. lembrou que este ano tivera o último pesadelo, ela só sonhava a cores, sobre o fato que vivera no ano anterior. tivera a oportunidade de presenciar como operam os seres que vivem no escuro e que mantem no rosto sorrisos largos ou expressões beatificadas. ficara chocada ao ver numa sala, numa reunião comum de diálogo um dos seres se contorcer fisicamente como se estivesse naquele filme "o exorcista".o corpo deles denunciava naquele momento o que andara naquelas mentes e corações desalinhados ao objetivo de construção do grupo.a mulher mais experiente chegou a piscar para ela quando viu sua expressão estupefata. isso a deixara muito chocada.o seu inconsciente a liberou das últimas tensões do horror visto ao vivo que ela nem se deu conta que ainda restavam. bendito pesadelo.os seres que optam em viver no mais escuro da alma apareceram, no pesadelo, num posto escuro, trabalhavam numa lojinha e vendiam flores de lótus de plástico, recebiam os clientes com sorrisos e gentilezas (ela percebeu uma certa má vontade) e depois os levavam para um beco escuro, entre a loja e o posto, para assaltá-los com violência. leis da natureza, claro e escuro, bem e mal tudo junto misturado.uma nova força brotara de sua vida depois do que presenciara. fora mais fundo na compreensão da vida, dos seres humanos, natureza, cosmos e aqui e agora. boa sorte nascia da sabedoria e sabedoria era discernimento,bonito e feio era sempre muito relativo, discernir entre as forças que desejam construir e as que destroem sem nada repor (daí surgiam as lendas sobre vampiros, etc, pensou uma vez mais...sugar a energia dos outros já que não contam com a própria e não aceitam nada que possa levá-los além).o artigo da astróloga, que lera domingo, sobre liberdade,passou em sua mente, ela citara niesztche para lembrar a todos os signos que liberdade é prometer e cumprir.ela desejava que uma grande parte das pessoas vivas no mundo se desse conta que não é assim e ponto, que da parte dos homens,é preciso força,coragem, envolvimento,para fazer a verdadeira dignidade da vida prevalecer, tanto entre os homens quanto na sua relação com a natureza.vivenciara um doutorado em humanidades, o horror se desmanchara , dormindo, de madrugada, ao som das ondas do mar batendo em sua janela e livrando-a de possiveis traumas.onde havia luz as trevas se revelavam. ou,como dizia a avó de sua amiga, mulher sábia do campo, onde tem luz tem mariposa.agradeceu ter apurado a sua percepção.brindou. levantou a taça de vinho tinto e apreciou a luz do poste iluminando agora apenas as grossas gotas de chuva, uma cortina de brilhos em velocidade.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

deliciosos encontros

ah... os gatos...
eles são meus professores de alongamento,ioga,
concentração e curiosidade.
olhavamos pela janela a linda vista infinita,
sincronicidade de expressões,
olhar sem pensar, perceber, sentir, é bom.
ativando os meus naturais instintos.



desenho a menina sem século
 

pra se guardar do lado esquerdo do peito

alta madrugada ...festa linda,ela já ía recolhendo pra partir, amor,risadas,comunhão, espumantes,lichias,cansada e inteira, estava com sono bom,quando mirou o jogo de espelhos e fotografou, meio tonta. pensou de novo no que sempre acreditou, além da sensualidade à flor da pele, lealdade (sempre mais consistente do que fidelidade), respeito às individualidades com diálogo naturalmente aceso,vibrante, um mesmo ideal por trás de cada expressão. lembrou também quando avisou a mãe, preocupada por ela ser filha única, com parentes somente no exterior, que existia uma outra família que seria escolhida nas andanças pela vida, mundo afora, após os desacertos que levavam às afinidades construtivas. agradeceu.quando acordou e foi escovar os dentes, viu no espelho a pimenta vermelha, de murano, pendurada no colo,ao lado do diamante que a mãe um dia lhe presenteara.viu os reflexos no armário antigo.agradeceu à vida e aos encontros que não desistem de ser.

domingo, 26 de dezembro de 2010

2.4, 2.5, 2.6...whatever works (quando a gente está ligado)


gostei  das taças assim, como translúcidas linhas paralelas do i ching
anunciando o que já é visível, flores, luzes, comunhão
parte de mim está sempre pronta, parte de mim está em obras

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

in vino veritas - pequena lista


adoro o clima de festas de final de ano - mentira
sou adepta do slow life movement - verdade
amo vinho tinto - verdade, tomo o ano inteiro
quero esta banheira movida a lenha, made na holanda - verdade
adoro frutas secas - mentira, só gosto de damasco e figo
como peru o ano inteiro - verdade
amo shopping-center - mentira,prefiro loja de rua
amo ursinhos de pelúcia - verdade
sinto saudades da  infância - mentira
adoro prayer flags - verdade, penduro nas minhas árvores
sou supersticiosa - mentira
meus amigos são diamantes verdes (nunca viu? eu já. é muito raro) - verdade




terça-feira, 21 de dezembro de 2010

e pur si muove


a fé é a "arte secreta"
para fazer nossa vida
transbordar com a mesma força
que pulsa no universo.
daisaku ikeda, escritor, poeta, mestre budista


somos, concretamente, restos de estrelas animados de consciência.
o incrível disso é que tudo começou com praticamente apenas hidrogênio e gravidade. ao comprimir essas nuvens de hidrogênio em estrelas, a gravidade se tornou o grande alquimista cósmico, criando os elementos químicos a partir do mais simples.na visão moderna do universo, somos o que acontece quando damos alguns bilhões de anos de tempo ao hidrogênio e à gravidade.
....a ciência comprova nossa profunda relação com o cosmos. não apenas porque vivemos nele, mas porque somos feitos dele: nós e todos os agregados de matéria, vivos e não-vivos.estamos no cosmos e o cosmos está em nós.
quem duvida que a ciência é uma busca espiritual deveria refletir sobre o que escrevi acima. a pesquisa do cientista, os dados e sua análise quantitativa, são atividades que dão concretude à busca. alguns ficam só nisso e estão bem assim. mas uma visão menos focada revela o óbvio: a ciência responde a anseios espirituais que estão conosco desde tempos ancestrais.
...o cosmos poderia ter se desenvolvido sem nós. mas o fato é que estamos aqui!
talvez seja essa a origem da nossa importância. se podemos refletir sobre a vida, temos algo de especial. isso deveria nos levar a uma reavaliação do nosso papel : guardiões da vida e do planeta. talvez seja essa a nossa missão inevitável.
marcelo gleiser, cientista, no artigo inevitablidade humana (leia na íntegra aqui)


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

scherazade

scherazade por georges barbier
dica clarissa estées: scherazade=espontaneidade segura sempre. inconsequente jamais.
permitir que a voz mitológica se expresse, deixando falar à vontade aquilo que deseja se expressar



todos os dias ofereço sinceras orações pela paz mundial e pela felicidade de todas as pessoas.

uma pegunta: existe são sem sou?

tchau 2010


carta de despedida pra 2010: vem cá, o que foi isso tudo,hein? uma sonda que foi até o fundo do mar e/ou uma cápsula da nasa girando além do sistema solar? uma coisa posso te garantir, você foi marcante e será inesquecível. mas hoje me despeço de ti, sim, te agradeço, pode deixar, não te esquecerei, nem precisava insistir nisso, gravei, gravei sim grandes lições, vou levá-las comigo para sempre, tá bem, toma aqui mais um abraço, não, não precisa pedir desculpas, agora deixe-me ir para um ano novo. eu sei, vou me lembrar, não precisa repetir, não me pressione mais, cansada de tamanha sensibilidade, agora preciso mesmo é de futilidades, retomar minhas feminices e outros glamours vitais pra minha personalidade,pra minha essência, aliás você me apontou o que é verdadeiramente indispensável pra mim.ah, você sabe como eu sou, que escolho as datas que comemoro mais conectada com o movimento de dentro do que o de fora. ah, sabia que outro dia vi uma reportagem na tv, estava quase dormindo, por isso não me lembro que país era aquele, em que eles comemoram o ano novo seguindo o calendário lunar, todo ano cai num dia diferente,mas sempre entre janeiro e fevereiro, comemoram o dia inteiro e à noite também, fazem oferendas mas não me lembro pra quem, muitas flores são vendidas na rua desde cedo, mas não param à meia-noite pra dizer feliz ano novo, continuam vibrando e vivendo.agora vou-me embora, não vou olhar pra trás, o que você me ofereceu está aqui dentro. tchau, expansor da mente...ah...até parece nome de ficção, mas foi a mais pura realidade.obrigada,lembrarei de ti.

luzes sobre a gratidão e os bons desejos humanos

sábado, 18 de dezembro de 2010

atmosfera

outro dia ela comentou que o ex-marido não parava para apreciar coisas belas que não poderia comprar. ela argumentava, que absurdo...então você não entra num museu ou numa exposição, porque não pode levar um monet pra casa? de nada adiantou, a praticidade dele era mais que limitadora, era asfixiante. claro, eles se separaram. ela conseguiu romper os elos malignos que a conectavam a uma pessoa assim.ela já me contou histórias inacreditáveis sobre as mesquinharias emocionais dele, as discussões em viagens por causa disso tudo. imaginei os dois passeando em paris...ele emburrado enquanto ela parava na vitrine da cartier, atraída pela instalação da escultora em papel, a inglesa su blackwell, e mais adiante surpreendida pelo colar de mandalas de diamantes e pedras preciosas da alta joalheria da louis vuitton, da série "alma da viagem".

oh!!!lhos


quando estou lá no campo admirando o céu lotado de estrelas,sem os óculos, falo pra eles como é lindo
vê-las enormes, com a luz estourada, fogos de artifício que não se desmancham no ar. eles não entendem a minha descrição, é assim, como no quadro de van gogh. bendita vista cansada. sim, pai, você me avisou...ler com pouca luz, fazer colagens horas e horas a fio, avançando na madrugada, movida a entusiasmo, não me preocupando com a iluminação correta....ah, mas essa vista cansada me faz ver além. tenho somado olhos por todos os lados, na frente e atrás, do céu ao chão.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

momento "!" (ooohhh)



papéis de parede francesca signori - milano




luminous point - video-arte de alexander hanh
 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

detalhe da instalação "i wish your wish" de rivane neuenschwander - (de minas gerais para o mundo)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

handle with care


cerâmica de fung siu -hong kong
tinha medo não. tinha era cansaço de esperança.
joão guimarães rosa

2010 d. c.

a espera - da designer alemã yvonne fehlin 

para quem não teve a oportunidade de ler a carta enviada pelo escritor liu xiaobo, ganhador do prêmio nobel da paz de 2010,que não pode receber pessoalmennte a homenagem por estar preso, aqui vai:
Eu não tenho inimigos, nem odeio ninguém. Nem os políciais que me vigiaram, prenderam e me interrogaram, nem os advogados que me processaram, nem os juízes que me condenaram, são meus inimigos. Embora eu não possa aceitar a vigilância, prisão, processos ou condenação, respeito as suas profissões e as suas personalidades. O ódio corrói a consciência e sabedoria das pessoas; a mentalidade de hostilidade pode envenenar o espírito de uma nação, incitar a uma vida violenta e a conflitos de morte, destrói a tolerância e humanidade de uma sociedade, e bloqueia o progresso de uma nação na senda da liberdade e democracia.Contudo, eu tenho esperança de conseguir transcender as minhas vicissitudes pessoais na compreensão do desenvolvimento do estado e de mudanças na sociedade, e de denunciar a hostilidade do regime com a melhor das intenções, e de acabar com o ódio através do amor..
Eu não me sinto culpado por seguir os meus direitos constitucionais e o direito de liberdade de expressão, e por exercer em pleno a minha responsabilidade social como cidadão chinês. Mesmo que esteja sendo acusado por causa disso, não tenho queixas.A reforma política da China deve ser gradual, pacífica, ordenada e controlável, e deve ser interativa, de cima para baixo e de baixo para cima. Desta forma terá o custo mais baixo e conduzirá aos resultados mais eficazes. Eu conheço os princípios básicos das mudanças políticas, e que mudanças sociais controladas e feitas de forma ordeira são melhores que aquelas que são feitas de forma caótica e sem qualquer controle. Por isso oponho-me a sistemas de governo que sejam ditaduras ou monopólios. Isto não é incitar à subversão do poder do Estado. Oposição não é equivalente a subversão.
Liu Xiaobo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

afinidades

precisamos desnudar a nossa alma para revelar a capacidade de sermos leves, sonhar com indizíveis, impossíveis, inexplicáveis,indefiníveis.há um possível ainda visível no real.  jum nakao
fazer "tudo o que posso" é normal.
fazer além das minhas possibilidades é um desafio.
onde terminam as minhas capacidades começa a minha fé.
e uma forte fé
vê o invisível,
acredita no incrível
e recebe o impossível.
jossei toda, educador, mestre budista

domingo, 12 de dezembro de 2010

lindezas de natal e uma curiosidade


trânsito de natal - snow ball criada por arquitetos do escritório jaja da dinamarca via mocoloco

garrafas iluminadas - o lindo decor de kika

casinhas de chocolate via cool design italia



uma curiosidade: há alguns poucos anos, a mulher (com primeiro grau completo) e a filha (com segundo grau completo)´do homem do campo, a menos de 50 quilômetros da estrada que liga as duas maiores cidades brasileiras, teimaram que jesus era brasileiro, que ele tinha nascido em belém do pará. vociferaram contra mim , me acusaram de eu querer saber mais do que o padre da região. passou um tempo e vieram me contar que afinal eu tinha razão.
Related Posts with Thumbnails