quarta-feira, 23 de novembro de 2011

telefonia interior



chove, chove, chove fino, chove grosso, chove uma poeirinha microscópica que a gente só vê nos raminhos da grama molhada, cheia de pingos que não evaporaram ainda.uma semana sem ver o céu azul, sem  sentir o calor do sol sobre o corpo, sem pegar a toalha que seca e se perfuma rápido no varal.de vez muito em quando uma estrela aparece e logo some, só para confirmar que ainda está ali... lembrei daquela amiga que, no final da faculdade, foi morar em paris. e lá vivenciou seis meses de dias e noites nublados. e , muitas vezes, em desespero, chegou a ligar para um número que atendia pessoas à beira do suicídio. ela encontrou muita gente linda, fez grandes e eternos amigos por lá, trabalhava no que ama, com paixão e reconhecimento por seu talento, conheceu e amou aquele que seria o pai da sua futura filha... mas o sol, o sol fazia muita muita falta. uma noite quase pediu uma ambulância mas não o fez, se controlou. nós nos correspondíamos muito. ela guardou todas as nossas cartas e prometeu que faria um livro de presente pra mim. não fez. sumimos uma da vida da outra nem sei dizer por que, muito tempo depois de sua volta da frança, do marido que veio de lá, da separação deles,  de novos amores e despedidas.eu a vi no facebook outro dia , só tem a foto dela, mais nada.já fazem três dias que a internet sai do ar aqui no campo, em que celular não pega e não tem telefone fixo. descobrimos que a torre que capta o sinal é movida à energia solar, ela não acumula a energia do sol mais do que sete dias. vão trocar por outra, que acumula por mais tempo. chuva tão seguido  não é comum por aqui. já foi encomendada essa outra placa solar, vai chegar lá do amazonas. bem, pelo menos agora tem uma explicação. tem?  muito chato ver a tela em branco, a rodinha azul girando, a esperança de ver the saint google a cores e aparecer aquele monte de letras escuras, não foi possível fazer a conexão, verifique isso ou aquilo...afff. meu sol ainda resiste.
na penúltima lua cheia, sentei-me com o meu marido naquela mesa que inventei com fogo ardendo no meio e mandei mil recados, direto pro universo,entre uma e outra taça de vinho e sem intermediários.um deles era que eu queria reencontrar  a minha prima, sumida depois que voltou a belgrado, há muitos anos sem notícia alguma, nem facebook, nem google, nem nada que me ajudasse a reencontrá-la. e nessa noite fui bem firme...e não é que ela reapareceu no dia do meu aniversário, o tal 11.11.11 e ainda me deu parabéns em sérvio? e ainda conversando em português, que ela não esqueceu desde que foi embora daqui? foi demais pra mim, para a minha telefonia interior. ela, assim como eu, se recusou a aderir ao facebook por um bom tempo mas não resistiu e, assim que entrou, me reencontrou.na noite daquela lua cheia, ainda pensei na irmã dela, com quem tive menos convivência, que se casou com o professor de música e virou cantora de ópera na alemanha. e não é que a minha prima combinou de nos vermos todas e falarmos neste sábado, todas, a cantora inclusive? mas a placa solar,instalada no alto da montanha,  não conseguiu acumular mais energia pra sobreviver a mais de sete dias... e aqui estou, conversando com calma ( mais ou menos...)
com o coração a mil, enviando toda essa comprovação do amor que não perde o link, não sai do ar, não se esvai por aí. ;)
mas eu prefiro tudo isso com a tecnologia funcionando a favor. J

4 comentários:

Lívia Caetano disse...

Nossa, Simonetta!!! Quanta emoção senti ao ler o desejo do reencontro e a realização dele com a tua prima!!! Quelle surprise!!!
Fico encantada com a tua força interior!
Beijos muito, muito saudosos,
Lívia

M.C disse...

Si,
Recentemente liguei meu coração no seu. Nosso contato se dá através do universo, do coração e claro, das suas lindas linhas, palavras enfim, o texto todo.
Te admiro muito...
Beijos,
Claudia Cobra

Simonetta disse...

claaaudia,querida que saudades,
que surpresa linda!!! um presente!
sim, sempre conectadas sim.
dá um beijão na lu e na ruth
mil beijos
email: simonetta.003@gmail.com
tens face? estou lá: simonetta ivancevic
viu o blog novo? wabimauaaah?
logo na entrada deste, é só clicar na foto

Simonetta disse...

Lívia, minha querida,

vc pode sim imaginar a minha emoção
dessa minha tão querida prima reaparecer no dia do meu niver?
eu estava preparando delícias na cozinha, qdo carol me chamou: mãaae, a mirjana está te desejando feliz aniversário em séeervio!!! são fatos como esse que ampliam a minha convicção no coração. beijos

Related Posts with Thumbnails