sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

simonetta



a musa de Botticelli era Simonetta Cattaneo de Vespucci, esposa de Marco Vespucci (primo distante de Americo Vespucci) cortejada por Guiliano de Médici, irmão mais novo de Lorenzo. eles a chamavam de “La Bella Simonetta”. ela morreu cedo, aos 22 anos, provavelmente de tuberculose. Botticelli levou alguns anos após a sua morte para conseguir terminar este quadro (1482) - o nascimento de Vênus.numa era em que os temas católicos dominavam a maioria das obras de arte, a Vênus é notadamente pagã. é um milagre que esta pintura tenha escapado das garras de Savonarola, o zeloso e fanático frei dominicano que propôs e incentivou nessa época que se queimassem todos os livros e toda arte que representasse um sacrilégio ao pensamento cristão.Botticelli pinta a deusa Vênus, saindo do mar, colocando sua musa de frente e no centro da pintura, uma heresia para a época.mas a verdadeira arte é corajosa e sempre vence toda forma de opressão.é um dos quadros que o mundo todo conhece assim como a Monalisa de da Vinci. fico feliz que a minha mãe tenha escolhido esse nome pra mim, Simonetta.sinto orgulho da Simonetta medieval ter inspirado um grande artista a driblar o fanatismo da época.resolvi contar um pouco essa história por tudo que vivi nos últimos dias, por ter me deparado com esse colar que eu gostaria de ter e também pra esclarecer o sorriso/monalisa que faço até hoje quando fazem gracinha e riminhas com o meu nome.obrigada, mami!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails