quarta-feira, 7 de novembro de 2012

3 por 4


3 por 4. tenho pensado muito no meu pai, que era um homem muito culto e informado, de memória de elefante, justo e humanista (um dos apelidos dele era "embaixador da paz'...ah, tá, o outro era 'são francisco de assis', ele dialogava até com cobras, sério!), ía fundo nas suas opiniões e previa os momentos históricos com sua percepção profunda. e na minha mãe, sempre movida a paixão pela justiça. 
hoje encontrei esta foto de nós três, grampeada num documento, preparando a vinda pro brasil, from milano.(ah, tentei fazer umas arrumações, na maior preguiça, confesso). pensei muitas coisas.. tenho sentido até o perfume do creme de barbear do meu pai de tanto que tenho feito perguntas a ele...rs... num instante esvaziei a mente e olhei essas 3 por 4 e pensei uma coisa banal... o banal sempre revela o óbvio, né? basta estar atento... que glamour,né? porque hoje as fotos 3 por 4 saem todas com cara de "procura-se" ?
depois fixei por alguns segundos meu olhar no meu olhar, naquele olhar da minha primeira foto para o primeiro passaporte que iria me levar para um outro lugar do mundo... aquele lugar que a minha primeira babá não queria que eu fosse. sim, ela, a minha primeira babá, aquela que todos os pediatras de milano diziam que a mãe que tem essa babá não precisa nem de pediatra, aquela que aparece nos meus álbuns de bebê ao lado do meu pai e da minha mãe, a madre teresa de calcutá que resolveu ficar solteira e se dedicar aos filhos dos outros, aquela com quem minha mãe brigava por ela gastar, às vezes, todo o seu salário num vestido pra mim, aquela que me salvou da coqueluche, me botando nua na neve numa praça de milano ,muitos graus abaixo de zero, o que gerou muita indignação e telefonemas irados pra minha casa ( afff, hoje vejo como as pessoas tem uma visão errônea sobre o que é amor, vinculam somente à doçura entorpece  a língua... ).luiza, aquela que mandou, na costa malfitana, o motorista buscar água do mar e jogou um tapete persa no jardim e água marinha num ofurô sobre ele, para que sua 'piccola principessa' se recuperasse logo,aquela que fugiu do navio apitando do porto e deixou uma carta dizendo ' não perdoarei jamais vocês por a levarem para um país em que cobras e macacos andam pelas ruas...."  hahahaha como desejei encontrar essa mulher e agradecer todos os cuidados que ela teve por mim. contar pra ela que amei este país,o brasil, amo micos e cobras,toda essa natureza exuberante, que somos sim um país jovem que luta para vencer todas corrupções milenares e que eu estou feliz aqui, no lugar que era meu, no lugar que me daria uma real identidade. não te esqueci. mais uma vez, muito obrigada. onde você estiver, estará recebendo de volta todo o amor que doou.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails