quinta-feira, 12 de abril de 2012

"xô bixarokus"

dr lakra inspira editorial da marie claire italia - dez 2007 - foto steven meisel
obra de dr lakra


sabe aqueles demos que testam a sua fé em si mesmo, que criam pensamentos nefastos, minam a energia criativa, inventam situações inimagináveis, controlam ferozes até sua mais profunda e calma convicção e alegria para que ela não se concretize? quando vi a obra de dr lakra, esse tatto designer mexicano, jeronimo lopes ramirez, que sob esse pseudônimo passou a interferir com a sua arte em obras clássicas, magazines retrôs, ri muito. fiquei feliz mesmo por ele conquistar colecionadores de arte, hahahahaa, aquelas pessoas que já nem sabem mais onde investir seus $$$$$$ e quase sempre resistem em ousar investir em algo que melhore a qualidade de vida dos homens e do planeta, só pensam em mais e mais lucros financeiros.....até o deustch bank comprou obras de dr lakra. que ironia maravilhosa.... e ao ver essa moça cercada por demos de todas as formas, pensei em compartihar como eu venço os meus, aqueles a quem chamo, sem carinho, com rigor, de meus bixarokus.
xô !!! bem,tenho vários recursos, canto o meu mantra budista que purifica os meus sentidos, que afinal são as janelas por onde entra para dentro de mim o mundo de fora, atraio, escolho e ouço bons amigos, leio bons livros, ouço música, respiro fundo fundo ar puro, observo a natureza,caminho,grito para o céu e para a terra aqui no meu campo, enviando mensagens de tudo o que eu acredito que é o mais puro amor de verdade, choro sem me vitimizar, chamo a esse choro de xixi, excesso que precisa vazar, procuro aquietar a minha mente de maneira que lá no fundo, sob todas as camadas de nuvens,temporais e estrelas eu consiga encontrar um vazio criativo, uma página em branco, me alimento de culturas que tem cultura humana, como a cultura xamânica das tribos nativos norte-americanas, os sênecas principalmente, a quem admiro demais....ih, são muitos os recursos, ouvir atentamente os outros, abraçar gatos,observar as estações,cozinhar com vontade como se estivesse transmutando chumbo em ouro, inventar novas misturas, fazer arte, passear por lugares na internet que me alimentam e inspiram e me fazem crer que sim , a tal era de aquarius chegou.... busco e encontro muitos caminhos.eu sempre me impressiono com o poder da nossa mente e coração quando se alinham com o fluxo criativo e percebo que a dor é uma pressão para que surja um novo paradigma que amplia nossa percepção e o uso de todos os nossos melhores recursos. há muitos anos, quando construímos nossa casa aqui no nosso campo (nosso é apenas um vício de linguagem... sempre senti que tenho um tempo para ocupar este espaço nesta ampla natureza e sempre me perguntei como?...)  eu disse para o meu marido, fizemos um pacto juntos, de que esta nossa casa seria um templo natural para que todos que aqui viessem , saíssem muito muito mais felizes do que quando aqui chegaram. e não é que isso tem acontecido continuamente? eu mesma me surpreendo com a verdade que vibrou e reverberou nos nossos corações. desta vez, mme e monsieur l. voltam para uma rápida estadia depois de terem vindo duas vezes no ano passado, em maio e em julho. monsieur l. nos conta sobre um sonho que teve aqui na nossa casa e como ele se desenvolveu em ações para concretizar o seu sonho lindo que purifica o ambiente para todos. fico comovida e mais convicta no poder da vida que cria e vence todos os bixarokus instalados no inconsciente de todos,de cada um de nós. lembro a mim mesma o que eu mesma constatei.... a sinceridade é que cria a coragem. agradeço a meus amigos que, nos últimos quinze dias, me fizeram avançar anos de vida e romper com esses bixarokus, cupins, que andavam minando a minha energia criativa de vida e arte. hoje, ao tirar pó de alguns livros empilhados na sala, abro um caderno meu de anotar a vida e leio as seguintes anotações: " ao ler o milionésimo círculo, e um pouco mais sobre a autora, jean shinoda bolen, ficou claro para mim como la loba só pode despertar em momentos desérticos, de cansaço, quando estamos numa encruzilhada e não sabemos para que lado ir. são as nossas sombras que nos empurram para a luz. hécate, a deusa das trevas, era a rainha das bruxas na era do matriarcado, a que extirpava todo o mal que nos impede de avançar. depois, com o desenvolvimento das sociedades predatórias, predominantemente masculinas, é que ela foi considerada demoníaca. claro!!!!"  viro a página e leio: sentar junto ao fogo, o que devemos procurar? os ossos, a indestrutível força da vida. mme m. nos indica que osso , em hebreu, é beth = eu sou.
o fogo queima e consome e purifica pela compreensão, pela verdade, é regenerador, fecundante, iluminante.
entro no face da minha filha e leio em seu mural:  Galeano: "Como dizia Goya, a razão cria monstros. Eu acredito nessa fusão contraditória, difícil mas necessária, entre o que se sente e o que se pensa. A sabedoria que me interessa é a que combina cérebro com tripas. Essa que combina tudo que somos. Tudo sem esquecer nada." à noite, adormeço com saudades de orar um pai-nosso, lembrando toda profunda interpretação da kaballah. enquanto oro, mergulhando no profundo sentido das palavras e do sono, penso: ah, eu queria tanto conhecer esta oração em sua origem.... dois dias se passam, e minha linda amiga, mme l. me traz de presente o pai-nosso em aramaico. copio aqui a tradução, a oração que sim faz sentido: ó força procriadora,pai-mãe do cosmos, focaliza tua luz dentro de nós, tornando-a útil, cria teu reino de unidade aqui e agora. o teu desejo uno atue então com o nosso, assim como em toda luz e em todas as formas. dá-nos todos os dias o que necessitamos em pão e entendimento. desfaz os laços dos erros que nos prendem, assim como nós soltamos as amarras com que aprisionamos a culpa de nossos irmãos. não permitas que as coisas superficiais nos iludam, mas libera-nos de tudo o que nos detém. de ti nasce toda vontade reinante, o poder e a força viva da ação, a canção que se renova de idade em idade e a tudo embeleza.verdadeiramente, que possa ser o solo do qual crescem todas as minhas ações. amém.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails