quarta-feira, 9 de setembro de 2009

tribos

tenho amigos raros e especiais.minha caixa de emails nunca tem essas mensagens de auto-ajuda escapista,ou gente desonesta na vida que envia mensagens sobre a corrupção na política como aconteceu com um amigo outro dia.nem se trata de ter ou não ter conhecimento mas de saúde (emocional e espiritual) mesmo.ontem recebi um arquivo com fotos espetaculares de hans sylvester de um povo de uma tribo milenar,om, que nunca tinha ouvido falar.eles moram ao longo do rio omo, que atravessa a etiópia, sudão e quênia.a terra vulcânica gera uma riqueza imensa de pigmentos e cores.eles pintam com a ponta dos dedos com uma genialidade que lembra a de picasso,miró,paul klee.todos:crianças,jovens,idosos, criam arte com esse senso estético apuradíssimo – o aprendizado é a observação.a construção de uma usina hidrelétrica pelos etíopes ameaça tirar do mapa essa artística civilização.
um dia antes, li sobre a jornalista sudanesa,lubna, presa com as amigas num restaurante em cartum, por estar usando calça comprida, considerada uma indecência para as leis islâmicas locais.algumas admitiram sua “infração” na hora e foram chicoteadas em público. outras, como eu, se recusaram a aceitar a punição e o pagamento de multa e vão enfrentar os tribunais.eu disse como eu, porque aqui, se não tem essa lei, tem outras condutas tão agressivas quanto, que nem eu nem outros humanos que conheço aceitam. em nome da vida que é arte e expressão, longe da criação da supérflua e falsa imagem, sem nenhuma verdade e emoção.prefiro mil vezes fazer parte da turma que avança a vida do que a que alimenta a cultura de resistência à dignidade da vida.parece óbvio mas para muitos não é não. vida à tribo dos om e às mulheres e homens que sabem dizer não a tudo que não faz sentido algum!
lá e aqui!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails