quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

coragem!


(pequena colagem feita para estudo de personagem)

começa um filme no cine cult, com estas palavras na tela: nos tornamos cruéis quando temos permissão. é sobre o nazismo. troco de canal, não quero ver mais um filme sobre guerra e os horrores desumanos.
é assim mesmo: se uma grande parte é sincera e consciente, não há espaço, por exemplo, para os hipócritas proliferarem, eles precisam de permissão. cansada de,a toda hora, saber de novas histórias sobre os que acreditam que podem "se dar bem" com postura sem ética, bajuladora, coorporativista.
 fraqueza humana que cria um ambiente que mais parece o inferno de dante, com plaquinha na porta para quem consegue ver: "lasciate ogni speranza voi che entrate" -  vocês que aqui entram,deixem do lado de fora qualquer esperança.
manter aceso o letreiro "la vita è bella" é um combate constante.
segue um conto:
havia um rei que não tinha herdeiro. então chamou todas as crianças do reino e distribuiu um pacotinho com sementes de flores para cada uma delas. as crianças voltaram para casa com a sementinha de flor. o rei marcou uma única data para elas retornarem com o vaso de flores. no dia marcado, as crianças se apresentaram em fila com um vaso nas mãos. havia vasos com uma flor mais linda que a outra. porém, um menino, o último da fila, estava muito triste, porque o vaso dele estava vazio. ele só compareceu porque o pai dele havia incentivado."tenha coragem, mesmo sem nada, você batalhou. mostre ao rei quanto se esforçou, apesar da flor não ter nascido", disse o pai. ao verem o menino com o vaso vazio, as outras crianças começaram a caçoar: "o que você veio fazer aqui se o seu vaso não tem nada?" o rei foi elogiando cada criança: "parabéns, é muito linda a sua flor". quando chegou o último menino, o que estava com o vaso vazio,disse: "você vai ser meu sucessor". foi um espanto geral. diante desse espanto, o rei declarou: "você vai ser o meu sucessor, porque nenhuma semente brotou. foi proposital. eram sementes queimadas. a única criança sincera foi você". (publicado na revista terceira civilização de janeiro de 2010)
mais reis como esse, em todas as áreas, urgente!


Um comentário:

Passarinha disse...

Que maravilha de conto! Precisamos imensamente disso...que suas palavras possam ecoar!

Related Posts with Thumbnails