terça-feira, 21 de dezembro de 2010

e pur si muove


a fé é a "arte secreta"
para fazer nossa vida
transbordar com a mesma força
que pulsa no universo.
daisaku ikeda, escritor, poeta, mestre budista


somos, concretamente, restos de estrelas animados de consciência.
o incrível disso é que tudo começou com praticamente apenas hidrogênio e gravidade. ao comprimir essas nuvens de hidrogênio em estrelas, a gravidade se tornou o grande alquimista cósmico, criando os elementos químicos a partir do mais simples.na visão moderna do universo, somos o que acontece quando damos alguns bilhões de anos de tempo ao hidrogênio e à gravidade.
....a ciência comprova nossa profunda relação com o cosmos. não apenas porque vivemos nele, mas porque somos feitos dele: nós e todos os agregados de matéria, vivos e não-vivos.estamos no cosmos e o cosmos está em nós.
quem duvida que a ciência é uma busca espiritual deveria refletir sobre o que escrevi acima. a pesquisa do cientista, os dados e sua análise quantitativa, são atividades que dão concretude à busca. alguns ficam só nisso e estão bem assim. mas uma visão menos focada revela o óbvio: a ciência responde a anseios espirituais que estão conosco desde tempos ancestrais.
...o cosmos poderia ter se desenvolvido sem nós. mas o fato é que estamos aqui!
talvez seja essa a origem da nossa importância. se podemos refletir sobre a vida, temos algo de especial. isso deveria nos levar a uma reavaliação do nosso papel : guardiões da vida e do planeta. talvez seja essa a nossa missão inevitável.
marcelo gleiser, cientista, no artigo inevitablidade humana (leia na íntegra aqui)


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails