domingo, 10 de maio de 2009

grande-mère...mère...mer

ser mãe é muito mais do que ter ou não ter filhos. conheço mulheres que ainda não tem filhos mas que tem sido muito mais mães do que algumas mães (aquelas que transformam seus sofrimentos em alienação e busca de valores que não interessam a ninguém, ao contrário, destroem a qualidade da vida).brinco sempre com as amigas, mães de homens, que elas tem uma responsibilidade ainda maior, a de criar homens de verdade que acompanhem o pique e a sensibilidade das mulheres desta nova era.porque não é raro ver mães de homens fazendo de seus filhos o depósito de todas as suas frustrações sexuais e afetivas e a consequência disso é devastadora.só faz crescer buracos negros, guerras e solidão.mulheres de verdade não apreciam e são as que mais sofrem com qualquer tipo de guerra.tem outras que optaram em não ser mães e são super mães em sabedoria. esse status não é só para quem tem filhos. acho linda e profunda a expressão dar à luz. porque é isso que é ser mãe. dar à luz. gerar, abraçar,criar, atrair com a própria vida pessoas que acreditam na vida, na relação com os outros, com a natureza e consigo mesmas, pessoas dispostas a criar uma família verdadeiramente humana, que alimenta, cria genuína arte, cultura, educação planetária em ação. no dia a dia.todos os dias. dar à luz é gerar e parir sempre um eu criativo e sincero que diante de todas as imperfeições e distorções que existem (e como existem),começando por si mesmo,um eu que faz vencer a vida em sua total plenitude e riqueza de significância.significância que cada vida pode e deve ter na criação de uma ambiente autenticamente amoroso, terra fértil,oceano de novas possibilidades que gera um novo tempo, uma nova era. a partir de seu próprio ventre, sua mente, seu coração, sua percepção continuamente apurada.com coragem e benevolência de refutar tudo o que não dignifica a vida de ninguém, de purificar todo e qualquer ambiente, ter consciência e coragem de arrancar as ervas daninhas que só sugam a energia de quem quer crescer, florescer, ser verdadeiramente livre,feliz, de quem não tem medo mas sim um profundo desejo de ser humano em potência máxima.porque ter coração não é ser sentimental. como disse um amigo (ao ser perguntado outro dia, por uma mãe, sobre o que significava afinal ter coração?): "coração significa verdade e justiça."
guardo essa minha foto, grávida dentro do mar da Prainha, ela me faz pensar em tudo o que acabei de contar. e como em francês as palavras mãe, avó e mar tem a mesma raiz, o mesmo som, mère, grande-mère, mer.chega de poluição!

Um comentário:

Dani Barbosa disse...

te desejo um feliz dia das mães com a boca cheia! com o coração preenchendo cada palavra dessa linda frase... e que ela se repita todos os dias!

aproveito pra dizer que isso é uma das coisas que eu mais admiro em vc, tanto quanto admiro na minha própria mãe, vcs sabem ser mãe com toda a glória que concerne a palavra! vcs são Mães de boca cheia e "ojalá" eu seja metade do que vcs são pra nós (Carol e eu) um dia pra minha filha!!

Related Posts with Thumbnails