quarta-feira, 14 de abril de 2010

parênteses



(porque escrevo,sempre e tudo, com letras do mesmo tamanho. para que maiúsculo depois de um ponto ou num novo parágrafo? tem que avisar o que é nome próprio, nome de país, nome disso, daquilo, o que é recomeço... e desde quando maiúsculo é o que traz conquista,respeito, dignidade e amor? ) parênteses ainda tem acento?
faz pouco tempo, estava escolhendo entre duas necessaires, numa banca de rua, em copacabana. já tinha escurecido. mãe e uma linda filha de uns dez anos atendiam. a menina olhou pra mim, toda animada e sorridente e disse: moça,eu acho que você deveria escolher esta. ela estava certa. levou um esporro homérico da mãe porque me chamou de você, olha o respeito pelas pessoas, menina!a menina me olhou com olhos de bambi. ao que repondi, pra mãe, que respeito não estava vinculado a ela chamar os outros de você, senhor ou senhora mas sim a comportamento, atitude e isso a menina tinha de sobra, além de uma vibração de vida contagiante. mas a mãe insistiu que isso era eu, a maioria dos clientes se incomodavam quando não eram chamados de senhor e senhora. que mundo é esse,hein? 
outra história: domingo passado, 16h, atendo o telefone.estou só em casa lendo. uma voz de mulher madura,chorona,diz: alô........? é a senhora fulana de tal (cita o meu nome e sobrenome)? respondo (já sentando no sofá, as pernas tremendo): sim, sou eu, quem é? ela balbucia o seu nome, sai um amontoado de letras incompreensíveis....não, desculpe, é para avisar que a palestra que estava marcada para as 18 h foi cancelada e transferida para o próximo dia 25.a mulher já me viu, a palestra estava agendada há mais de um mês. eu, hein? quem avisa assim em cima da hora e desse jeito? só quem não tem respeito mesmo. imagine se eu tivesse convidado um monte de amigos de todos os cantos do rio, e eles tivessem se programado a ir a tal palestra? falar senhora? nome e sobrenome? cancelar uma palestra que costuma ser um encontro super informal para que mentes e corações reflitam e fluam (já participei de algumas, organizadas por outras pessoas)...eu,hein? só agravou a situação, já péssima (cancelar em cima da hora).e se fosse uma mulher de 80 anos, com pressão alta?  já teria ido embora deste mundo. é a tal da formalidade que é emocional e espiritualmente paralisante, formalidade sem educação, sem a menor percepção sobre a vida, sobre o outro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails