quarta-feira, 31 de março de 2010

liliths e evas

suas aflições são o reflexo de uma época.
porque ter quinhentos amigos vem a ser como não ter nenhum.
há "loucos" e "loucos"; há enfermos dignos e comovedores,que só danificam a si mesmos, e enfermos malignos, que sobrevivem à custa de destruir os demais.
o amor dele, contudo, foi tão breve e inconsistente como correspondia ao seu caráter.
um daqueles personagens inconstantes e levianos que costumam florescer nos momentos históricos turbulentos.
...a curiosidade é um ingrediente básico da inteligência, e nesses mitos é a mulher que tem o atrevimento de perguntar-se o que existe além, o anseio de descobrir o que está oculto.
como chega uma mulher a transformar-se em pioneira, a sair da confortável "normalidade" de seu tempo e a defender posições tão avançadas que se tornam marginais e perigosas? não é devido a uma precoce e clara vocação histórica - suponho -, mas a uma maneira mais humana e prosaica, a um ir deslizando, pouco a pouco, pelo caminho do intelectualmente inadmissível e da diferença. na verdade, só existem na vida duas coisas irreversíveis: a morte e o conhecimento. o que se sabe não se pode deixar de saber, a inocência não se perde duas vezes.mary foi sabendo o que era injusto e teve de ir agindo de acordo com essa descoberta. (trechos do livro histórias de mulheres - de rosa montero)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails