terça-feira, 24 de março de 2009

reflexão atemporal

arte de arnaldo antunes

"como tudo tem conexão entre si, deverão também todos os seres estar em correspondência uns com os outros", afirma Carlota no romance de Goethe.

"essa conexão será diferente, segundo a diversidade dos seres", responde Eduardo.

"o vinho ao se misturar com a água nada modifica um no outro. ao contrário, se conservam estranhos um ao outro, e até por meio de fricções, ou mecanicamente misturados, não se interpenetram de maneira alguma, como o óleo e a água, os quais mesmo sacolejados juntos, logo depois se separam."

continuando Molière em don juan (vide post anterior "haja sabedoria e discernimento"é só clicar no título na coluna à direita): "e mesmo quando a impostura é transparente, ninguém ousa condená-la, com medo de que isso abra caminho para imposturas mais habilidosas. todos os outros vícios dos homens estão sujeitos a censura. qualquer um se sente no direito e até na obrigação de condená-los. mas a hipocrisia é um vício privilegiado, que tapa a boca de todos que o percebem e transita na corte com vaidosa impunidade. ficou até elegante. chic. hipócritas usam as mesmas máscaras, os mesmos ademanes e comportamentos, e formam uma sociedade fechada e autoprotetora.ofender um significa todos te caírem em cima. e, mesmo os que, vivendo em meio a eles, agem de boa fé e ficam perturbados com determinadas ações...estranhas, sempre acabam envolvidos. caem ingenuamente nas trampas dos hipócritas e, sem saber, dão crédito à cambada. você não sabe quantos hipócritas eu conheço que, com alguns poucos estratagemas, limparam as manchas e os crimes da sua juventude. e aí, usando o escudo e o manto da religião, se transformaram em cidadãos respeitáveis, isto é, os homens mais canalhas do mundo.por mais que se saiba de suas intrigas e futricas, que se conheça e divulgue aquilo que realmente são, nem porisso eles perdem o prestígio e a estima das pessoas.basta que inclinem a cabeça um pouco, humildemente, que dêem um ou dois suspiros fundos e mortificados , e rolem os olhos em direção ao Céu, para serem reabilitados de tudo ou de qualquer coisa."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails