sexta-feira, 20 de março de 2009

exilados daqui para a eternidade

não aguento: em pleno século 21 ator ser criticado fora do palco por ser ator.por ignorantes de alma e espírito pobre que acreditam que atuar é representar, fingir.oh god, have pity on such as we ...doomed from here to eternity... socorro!!!! o que sabem essas pessoas sobre a vida,hein? a palavra ator já diz: aquele que atua, entra em ação. mas ainda tem gente que acha que é interpretação no sentido de fingimento,domínio de técnica.técnica sem coração não comove ninguém.quem finge não é ator.quem é ator sabe, como afirma o dramaturgo e ex-presidente tcheco Václev Havel (em seu clássico artigo publicado no Libération) que o teatro é o último palco do diálogo. "é verdade que o teatro não é apenas uma forma de expressão como outras. é a única forma de expressão em que o homem se dirige a outro homem, cada dia, agora, sem parar....é um espaço de diálogo vivo, único e imutável...lar espiritual da comunidade humana...”
maldita ignorância mental, malditos corações apodrecidos.como podem pessoas como essas ousar falar sobre cultura, sobre paz, sobre educação? todo iniciante em teatro aprende que em inglês atuar é to play que é to joke, brincar no sentido da busca e encontro da inocência, da mente e do coração abertos, leves e fluidos, escuta apurada, buscar a concentração do timing da vida condensada num instante só, emprestar seu corpo, sua voz, sua vida e reação sem fingimentos, sem julgamentos e ou críticas estéreis, trabalho que só aprofunda o conhecimento sobre si mesmo e o outro,que só amplia e enriquece a percepção sobre a vida.
a cada dia que passa torna-se evidente para mim como os tempos se fundem no momento presente. a escolha sobre em que tempo cada um quer viver é realmente individual: se quer viver com medo do mamute ou na inquisição medieval ou num antigo ou novo renascimento.que seres são esses que se negam a ouvir, aprender o que não sabem, seres que se escondem e se autoatrofiam por trás da total falta de responsabilidade, fingindo que a tem? “o problema dela é que ela se expressa como artista e isso não nos convem.” – disse o homem já de cabelos brancos e cara de ninguém. eles continuam vivos e queimando livros. oh god...have pity on such as we ... doomed from here to eternity (socorro Shakespeare!!! tô aqui em 2009 dc)

Um comentário:

Dani Barbosa disse...

e eu só desejo seguir cruzando com corações vivos nas minhas calçadas... assim como o seu, que me tornam sempre alguém melhor e que me fazem sentir a troca!

Saudades das nossas conversas pulsantes na sua sala tomando vinho gelado!

Related Posts with Thumbnails