quarta-feira, 26 de maio de 2010

afinidades

assim comecei a escrever.como uma maneira de dramatizar a solução do artista para os obstáculos da vida. durante toda a minha vida sempre escrevi e falei muito sobre os artistas. em geral isso foi interpretado como um culto, que excluía os não-artistas ou aqueles que não criavam - o que não é verdade. eu aprecio também os não-artistas, porque para mim o artista é simplesmente aquele que, graças a sua habilidade, pode transformar a realidade de todos os dias numa criação maravilhosa. eu não estava me referindo apenas à criação artística mas à criação na própria vida: a criação de uma criança, de um jardim, de uma casa, de um vestido. estava pensando em todos os tipos de criação. não apenas nas verdadeiras obras de arte, mas na faculdade de curar, de consolar, de elevar o nível de vida, transformando-a através de nossos próprios esforços. estava falando do desejo de criar, que se opõe à neurose, como possibilidade da nossa salvação.(anaïs nin em junho de 1973)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails