domingo, 23 de maio de 2010

e lindas




ah...mas acho que a pessoa mais antiga que me conquistou desde cedo foi a minha avó materna. ela morreu aos oitenta e seis. eu tinha quinze. não pude acompanhar minha mãe a buenos aires para me despedir da minha avó. minha mãe chegou a tempo ainda de passar alguns dias com ela. deitada em seu quarto, ela olhava para o lindo jardim da casa do meu tio e dizia para a minha mãe: está vendo ali a família tal (citava uns antigos vizinhos)  indo para a missa? como eles estão bem...minha mãe confirmava, sim, incrível, estou vendo sim. ao que minha avó respondia: ah, te peguei, você acha que estou delirando e fica confirmando qualquer coisa que eu disser! não tem nada disso, estou indo embora mas bem lúcida, minha filha! manteve o humor até o fim.lembro que eu queria ter herdado esse vestido de veludo vinho que ela amava, esse que ela veste nessa foto. mas ela quis ir embora vestida com ele.a vovó sempre foi muito vaidosa, escolhia todos os dias até uma bela lingerie,pensava que caso passasse mal ...era uma maga nos temperos e conhecimento de ervas, fabricava os seus próprios cremes e loções para os cabelos e todo mundo queria.eu via nela uma alquimista, com todas aquelas colheres de pau, mexendo horas a fio suas receitas no fogão da cozinha.cultivou toda a sua feminilidade até os seus últimos dias.eu via nesses cuidados que ela tinha com ela mesma uma forma de cultivar a saúde da beleza, manter a sensualidade da vida acesa, apesar dela nunca ter cogitado pensar em outro homem depois que ficou viúva...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails