segunda-feira, 23 de março de 2009

qual é a tua convicção?

foto de nadine joory

hoje pergunto: o que move os teus desejos? qual é a tua convicção? ela te direciona em direção a que? mente e coração são uma highway de pistas mais do que duplas. a tua estrada está bem conservada, esburacada, requer uma boa manutenção?



alguns anos atrás ganhei um presente lindo de uma jovem mulher linda que nem sabia o que andava acontecendo. nos esbarramos subindo uma escada e ela me passou um bilhete pra eu ler em casa. e dali em diante tudo mudou. dizia assim:



- mestre, como faço para não me aborrecer? algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes, algumas são indiferentes. sinto ódio das que são mentirosas. sofro com as que caluniam.



- pois viva como as flores! advertiu o mestre.



- como é viver como as flores? perguntou o discípulo.



- repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.elas nascem no esterco e no entanto são puras e perfumadas. extraem do adubo mal cheiroso tudo o que lhes é útil e saudável mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor das suas pétalas. é justo angustiar-se com as próprias falhas mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. os defeitos deles são deles e não seus. se não são seus, não há razão para aborrecimento. exercite a virtude de rejeitar o mal que vem de fora. isso é viver como as flores.



a minha sorte (desde que nasci) é que não existe a palavra ódio no meu dicionário particular. aprendi no entanto a não perder mais energia vital com defeitos que não são meus. te agradeço, Ana, mais uma vez.

Um comentário:

Dani Barbosa disse...

e eu agradeço a você pois seu post foi perfeito pro meu dia!

Related Posts with Thumbnails