segunda-feira, 24 de maio de 2010

ardente.moi aussi, fanny

fanny ardant chega ao rio nesta quinta. o seu primeiro curta, quimeras ausentes,irá passar aqui, no forum da aliança das civilizações da onu. ela escolheu os ciganos pra falar sobre intolerância. "os ciganos são pessoas livres, e detesto a intolerância. não tenho qualquer engajamento político. digo o que penso. há um enorme problema da europa ocidental com os ciganos."
"acabei inventando uma história que aconteceu três meses depois, de verdade, na itália, de uma menina que não tem acesso à cantina. as pessoas tem medo dos ciganos . por que não tem medo da igreja (com o escândalo dos padres pedófilos) ?"  ótima pergunta!
 a atriz dá uma deliciosa entrevista à correspondente de o globo em paris, deborah berlinck.fala sobre como o medo é que gera o fascismo, o fanatismo, fala sobre a ignorância das platéias de teatro, cita shakespeare, que em hamlet diz para os atores: renunciem ao prazer vil de fazer rir uma sala de imbecis para fazer sorrir um homem inteligente.
enfim, fala sobre vários assuntos de um jeito que me alivia, existe mais alguém vendo o que vejo...neste mundo globalizado.
sobre medos,penso (ao me identificar com uma resposta dela), que esse é o meu maior defeito, apesar de aparentar,e poder ser também,qualidade: "eu sempre confiei nas pessoas. depois recebi golpes. mas meu primeiro instinto é confiar". meu primeiro instinto também conntinua sendo confiar. no final, não existe certo ou errado, existem escolhas.ninguém, nem o maior amor do mundo muda o outro. você pode mudar apenas a si mesmo. isso já é muito.parece óbvio mas tudo é tão sutil.ando apenas mais atenta, pois aqueles que não conseguem mudar a si mesmos e sugam a energia dos outros,exigem dos outros o que não conseguem extrair de si mesmos. eles sempre dão sinais claros por trás de toda sedução e auto-imagem armada,eles cobram impostos muito altos, então...vigiai.eles também fizeram essa escolha, a de acreditarem em paz com urânio, constroem irãs, prendem artistas que tem a coragem de ser contra comportamentos controladores, totalitários. e assim caminha a humanidade. 
sempre senti muito orgulho quando a minha mãe dizia que eu parecia uma cigana, por causa do meu olhar firme, focado nos olhos dos outros.não acredito em fim do mundo, acredito que a ira da natureza e social está diretamente conectada à ira que habita mentes e corações irados.até quando descobertas maravilhosas como a de santos dumont, einstein e agora a do grupo de geneticistas do instituto venter vão ser mal empregadas?

Um comentário:

maría cecilia disse...

Mi querida Simonetta, amo a esta mujer, su creatividad es infinita!!!
Espero que todos los cambios por los que estàs pasando sean de gran beneficio y felicidad para ti.
Abrazos miles,
Maria Cecilia

Related Posts with Thumbnails