segunda-feira, 8 de novembro de 2010

a jornada, destinée presente

sim, gostaria de contar. é muito, muito.mas não posso.posso mas não devo.sou eu mesma quem diz "não devo". um "não devo" concentrado.olho que a tudo vê, em silêncio, a partir do ventre.o coração contrai e expande, o meu nunca foi de pedra. o corpo está relaxado. o sol macio bate na nuca elástica.um pássaro canta.eu o vejo. é um. o carro passa.que doce bom, obrigada..."no destin, eu renuncio a minha liberdade. em destinée, eu introduzo a liberdade. duas palavras parecidas, em francês, e com sentidos completamente diferentes. não há tradução em português que capte essa diferença entre destin e destinée". adorei te conhecer, jean-ives leloup. abro o caderno para pegar o endereço anotado às pressas e lá está kant, naquela folha cheia de anotações e estrelas de cinco pontas, ele diz que avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar.ah, leloup...nunca ouvira uma análise tão rica quanto a que você faz,que na resposta de édipo à esfinge (qual é o animal que pela manhã tem quatro pernas, ao meio-dia tem duas e ao entardecer tem três?) a terceira perna é o que se cria com o tempo "para que nossos pés se tornem livres,para que encontremos nossas asas, para que, como humanos, reencontremos nossa dimensão divina". isso eu preciso contar aqui: "a resposta que édipo dá a esfinge é que o homem é esse caminho que passa da unidade indiferenciada, através do conflito, da dualidade,do caminho feito com dois pés ao caminho com três pés, a unidade diferenciada.é semelhante à história de um amor, no qual no início andamos bastante com quatro patas em um estado de fusão, de mistura.em seguida, como casal, andamos com dois pés e cada um de nós é ele mesmo. frequentemente há oposição e conflito, pois cada um quer se afirmar em sua diferença.finalmente há a terceira etapa do amor, quando caminhamos com três pés. porque descobrimos que o amor é o terceiro entre nós.e que esse amor é uma presença,um cajado, um elo entre nós".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails