quarta-feira, 3 de novembro de 2010

afinidades

ora, a vida tem isso de curioso: quando nos recusamos a aceitar senão o que há de melhor, abraçamo-lo frequentemente. quem se opõe de maneira peremptória a satisfazer-se com o que pode obter, acaba, de um jeito ou de outro, obtendo o que quer. é como se a sorte dissesse: "esse homem é um idiota perfeito pois exige a perfeição", e, por um simples capricho feminino, decidisse fazer-lhe mercê da perfeição. somerset maugham no conto o tesouro. já experimentei o que ele diz e copio aqui para não me esquecer.amo somerset, acho que é um dos homems que entenderam o mundo.sempre que o leio bate uma fantasia de como seria maravilhoso tê-lo como convidado no meu campo e ficar conversando com ele sem ter que olhar para o relógio.ele já se foi mas deixou a sua preciosa escrita e nossos encontros são sempre marcantes e inesquecíveis.
ora, sei que a vida não é sempre um céu de brigadeiro mas me recuso a participar de egrégoras que se satisfazem e alimentam o caos e o sofrimento.
durante muito tempo pintaram os pintores negras as sombras e só depois de as examinarem os impressionistas com olhos despejados de preconceitos, descobrimos que são coloridas. somerset no conto um homem de consciência.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails