domingo, 5 de julho de 2009

educação, estilo e determinação

elegância é quando o exterior é tão belo quanto o exterior, disse coco chanel. e mais: ‘a moda não é algo presente apenas nas roupas . a moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com idéias , a forma como vivemos, o que está acontecendo’.
e o que está acontecendo?
outro dia , no meio da peça linda e corajosa da elisa lucinda,'não falem mal da rotina’, ela falou sobre a mulher que virava o bicho com a filha e dizia, na frente da menina, que ela só poderia ser fruto daquele maldito pai demônio/ao mesmo tempo em que militava numa ong pela paz/ e na hora me lembrei de uma mulher exatamente assim. que paz é essa? perguntou elisa.mais uma vez lembrei do meu amigo alberico que um dia inventou a expressão ‘elegância de alma’ (quando comentei sobre uma mulher do campo, super humilde, viúva com oito filhos, criados a base de leite de vacas que produziam litros vendidos por uma ninharia, e que tinha uma elegância inata...).
no jornal de ontem, constanza pascolato fala, no livro que está lançando nesta segunda, que ‘estilo é o que distingue quem espelha de quem irradia’. a maioria espelha, com diz ela.
lembrei da minha infância, recém chegada ao brasil, num apartamento em que, entre o escritório da tecelagem santa constância (da família de pascolato) e nossa varanda, se expandia um secular carvalho. no primeiro andar do prédio em frente, funcionava o restaurante fasano.do lado de cá o ateliê de alta costura com o meu nome. minha mãe estilista encomendou,durante uma semana,almoços que chegavam a minha mesa diretamente do fasano,as batatas, por exemplo,chegavam em forma de cisne que traziam no dorso petite pois, para abrir o meu apetite que se fechara por perceber que tinha algo errado. nunca gostei de ver sofrimento disfarçado. como a prioridade inconsciente de todos nós era a elegância integral, tudo evoluiu para um final verdadeiramente enriquecedor. mistérios da vida... construídos dia a dia.quem escolhe entre irradiar ou espelhar,hein? pense nisso.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails