sábado, 4 de julho de 2009

meus interiores tem muitos livros

meus interiores tem muitos livros que me levam realmente a um outro lugar do qual nunca volto a mesma.alguns tem espaço antigo e cativo e sempre me proporcionam novas perspectivas conforme vou ampliando experiências. conheci outro a designer de jóias bjorg que diz: “a felicidade é ideal na voz da imaginação”. ler apura a imaginação para que a gente crie a realidade.entre os autores que são antiga companhia está clarice lispector que desde cedo me fez sentir que não estou sozinha. o primeiro livro que li foi água viva, senti que estava lendo a biografia de tudo o que eu na época sentia: "depois de certo tempo cada um é responsável pela cara que tem vou olhar agora a minha é um rosto nu e quando penso que inexiste um igual ao meu no mundo fico de susto alegre".
um dos livro mais sensuais que li é "uma história natural dos sentidos", de diane ackerman.meu corpo inteiro vibra com a sua narrativa sensual.”para começarmos a compreender a febre excitante que é a consciência, precisamos tentar entender os sentidos, como evoluíram, como podem ser aumentados, quais são seus limites, com relação a quais temos tabus arraigados e o que nos podem ensinar sobre o mundo fascinante que temos o privilégio de habitar.”ela nos traz informações reais de como, por exemplo, começou o beijo na boca ou como sabem os perfumistas que odores são capazes de nos atrair.há 15 anos releio o seu livro e sempre volto outra.
outro livro que desde 1998 releio e me redescubro sempre mais expandida é "vida, um enigma, uma jóia preciosa", de daisaku ikeda.ele está todo grifado e comentado. já dei de presente para vários amigos artistas que o aplicam na arte/na vida.com ele compreendi (para aplicar no dia a dia) que "os ancestrais dos seres humanos foram as únicas criaturas que tentaram resolver o problema do meio ambiente por exercício da vontade. os que não arriscaram um novo habitat, evoluíram na direção dos orangotangos e chimpanzés. do ponto de vista biológico, o “momento de decisão” foi a mudança que acabou conduzindo ao desenvolvimento do homem. essas bem sucedidas mudanças desenvolveram as características humanas e concorreram para o surgimento do que chamamos a luz da inteligência."
aqui em casa, gostamos tanto de ler para aumentar a qualidade da vida que acontecem cenas insólitas. outra noite a minha filha estava voltando de santa tereza e ganhou , assim num papo espontâneo com um grupo que encontrou no meio da rua, um livro de poesias lindas do gaúcho leonardo marona. chama-se pequenas biografias não-autorizadas, da 7 letras..um trechinho de seu “poeminha quântico” (assim mesmo entre aspas) , só pra dar água na boca: enquanto os espaços infinitos forem vontades normatizadas, seremos apenas antipromessas.
aaaaaaaaaaai( eu disse pra ela, deitada no futon sobre o chão, enquanto ela escrevia) eu queria ter escrito isso!!! ela riu e disse: eu também!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails