sexta-feira, 24 de julho de 2009

sabedoria vintage



“álbum de orchideas brasileiras”
livro de 1930, de autoria de f.c. hoehne

capitulo: as parasitas trazem azar?

"superstição, afirmam os lexicólogos, é um desvio do sentimento religioso que induz a criar falsas obrigações, temor de coisas que nenhum medo devem inspirar, ou, ainda, a depositar confiança em coisas vãs".
“e continuo dizendo: é, portanto, sempre e invariavelmente, o resultado da ignorância, quiçá desconhecimento de determinados fenômenos naturais, físicos ou biológicos ( phenomenos .... phisicos.... como está literalmente no livro)
“a superstição, como todas as coisas más e tolas, é extremamente contagiosa e torna-se finalmente, moda entre pessoas de educação e intelecto semelhantes.
“a própria religião, quando se restringe a formalidades externas, induz o espírito de seus adeptos à superstição, como acontece quando é praticada pelo receio de um castigo ou na esperança de uma recompensa e não por verdadeiro amor.”

esse livro estava no meio de uma barraca de óculos e bijoux vintage numa feira de antiguidades.enquanto ela experimentava anéis, ele o viu, abriu e leu esse trecho em voz alta. ficaram comentando uma verdade: quando o poder de observação é dedicado e apurado,a mente e o coração absorvem, não distorcem,ao contrário, enriquecem a realidade.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails