domingo, 5 de julho de 2009

protejam estas casas



“adoro ver como as pessoas organizam suas casas. tem a ver com a forma como elas pensam e revela a maneira como vêem o mundo.pela casa, é possível ver a beleza interior das pessoas”,
diz o fotógrafo carioca francisco moreira da costa. ele acaba de inaugurar uma exposição no museu do folclore, no catete, com fotos de casas de artistas e artesãos brasileiros, depois de dez anos fotografando o país.
o seu olhar me tocou e muito , penso no enorme brasil que dá certo, de gente verdadeiramente humana. lembro-me de casas assim, no interior de minas gerais, interior de são paulo ou no belém do pará, em que fui sempre tão bem recebida como se fosse uma parente querida que acabara de voltar.a hospitalidade é de comover. existe um padrão que percebo em quase todas: o amor à família, a fé sempre exposta nos mais nobres lugares ( e não a televisão), a cozinha como sala de estar e centro de encontro.as salas chegam a ser austeras, quase nunca tem espaço para a preguiça.a comida e o trabalho alimentam o dia a dia. a troca de vivências acontece em volta do fogão,a comida sempre dá partida à boa prosa.consigo ver o sorriso e a energia da dona desta cozinha que forrou uma parede com tecido e sobre ele organizou as tampas das panelas, quanta vida, que linda instalação! a sala cor de jade tem nas flores sobre a mesinha o centro de um mandala.nada aqui é em vão.como diz o fotógrafo, a cultura popular já usa material reciclado há muitos anos. faltou material para terminar uma parede? bota um tecido florido por cima!a beleza não pode esperar.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails